segunda-feira, 16 de maio de 2016

Story Cubes

Story Cubes não é um propriamente um jogo. Acho que ele pode ser encaixado na categoria de borderline cases propostos pelo pesquisador Jesper Juul (clica aqui para ler um pouquinho mais sobre isso). Story Cubes é uma atividade lúdica que funciona como um exercício de narrativa e criatividade. É um excelente exemplo de como podemos utilizar elementos do mundo dos jogos em atividades de treinamento empresarial ou questões de educação.



Existem muitos tipos de Story Cubes com temáticas variadas: terror, medicina, viagem, Batman, mistério etc. Quanto mais você tem, mais legal fica de brincar. A cada rodada, um participante deve rolar uma quantidade de dados (podem ser 3 ou podem ser 10, tanto faz) e deve, rapidamente, criar uma história com as imagens que aparecerem. Por isso que fica bacana misturar os dados de medicina com os dados da série do Batman.

Eu comprei o mini pack Story Cubes Terror. Sempre quis ter um desses para usar nas minhas aulas e treinamentos. Acho que é um material incrivelmente simples e rico para esse tipo de ocasião.

Olha só um exemplo bacana: ao rolar três dados saiu a seguinte sequência de imagens:



A primeira imagem pode ser alçapão, armadilha, queda para o inferno etc. A segunda pode ser entendida como solidão, sozinho no escuro, medo etc. E a terceira, bem, a terceira é um palhaço e sabemos como eles podem ser assustadores de vez em quando. A partir disso um participante deve pensar rápido e contar uma história que poderia ser algo assim: “Um dia desses acordei no meio da noite para ir ao banheiro. Quando fiquei de pé na beirada da cama, o chão se abriu e eu caí durante minutos em uma completa e gelada escuridão. Incrivelmente não me machuquei quando aterrissei em um lugar completamente sombrio e iluminado com lampejos fantasmagóricos. Caminhei gritando por ajuda quando senti uma mão tocar meu ombro. Quando me virei vi a cara de um palhaço de brinquedo que ficava em uma estante no meu quarto de criança. Este palhaço havia desaparecido misteriosamente em uma mudança de casa. Acordei gritando completamente desesperado.”

#GoGamers

Nenhum comentário: