terça-feira, 29 de setembro de 2015

Só para não esquecer

Opa! Esse é um post para lembrar que meu novo livro GAME DESIGN: MODELOS DE NEGÓCIO E PROCESSOS CRIATIVOS já está vendendo nas melhores livrarias! Clica aqui para comprar na Martins Fontes.

O conteúdo acabou de sair do forno e é totalmente enfocado no mercado nacional. De quebra tem entrevistas com uma galera da pesada ao final de cada capítulo. Adquira o seu!



#GoGamers

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Lautapelit: uma loja de games em Helsinki (Finlândia)

Opa! Passei pela linda cidade de Helsinki no recente tour que fiz pela Europa para participar do congresso The Videogame Cultures Project: 7th Global Meeting. Vim para cá para visitar meu grande amigo de infância Cenildon Muradi que está trabalhando no estúdio de games PlayRaven. Visitei o estúdio (que, que por sinal, é incrível) e vi um pouquinho do processo criativo da galera. Subi de level nesse processo. =)

No tempo livre, além do turismo tradicional, aproveitei para conhecer mais um reduto lúdico e acabei encontrando a brilhante Lautapelit. Baita loja enorme com games do chão até o teto. Diferencial do local: muita organização. Tudo catalogado fácil nas estantes e com opções para todos os gostos. Ponto não tão bacana: preços. A Finlândia é um dos locais mais caros da Europa, logo está bastante incompatível adquirir games com o Euro valendo mais de quatro reais.

Mas acabei comprando um pequeno regalinho lúdico para minha coleção. Valeu a visita! Clica no link no nome da loja para dar uma olhada melhor no menu dos caras. E seguem algumas fotos (clique para ampliar):








(cara de quem passou vontade)

#GoGamers

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

GÉM KLUB – uma portinha adorável de Budapest

Estive recentemente no velho mundo para participar de um congresso de games em Oxford. Cheguei por Budapest antes de ir para o Reino Unido. Peguei um clima tenso na cidade com a estação de trem lotada de refugiados sírios, mas correu tudo bem nos dias que estive lá.

Entre um passeio e outro, reservei um tempinho para visitar um local favorito daqui: a GÉM KLUB. Já falei desta loja aqui, aqui e aqui, mas sempre vale a pena contar de novo porque é um excelente local para ver coisas legais.

Além dos últimos lançamentos europeus a loja tem uma bela parede de games abstratos (meus favoritos). Dessa vez comprei um abstrato 100% húngaro para a minha coleção que irei contar por aqui brevemente.

Com a subida do Euro as coisas estão com preços impraticáveis, mas aproveitei a visita para papear sobre mercado, jogadores e novidades com o dono da loja.

Seguem algumas fotos do lugar!









 #GOGAMERS

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Camel Cup

Familyzão, casualzão e bem divertido. CAMEL CUP ganhou melhor game segundo a crítica no Spiel der Jahres 2014 e mereceu. Tem bons elementos de game design, layout interessante, arte divertida e – claro – diverte. Tem o “fun” bem estruturado.



O temática do game é sobre uma corrida de camelos. Os jogadores devem fazer apostas para ganhar pontos. É possível apostar no ganhador da rodada, no grande vencedor e no último lugar. O que é interessante é que a mecânica do jogo permite que os camelos fiquem empilhados. Logo, uma pilha com o camelo verde embaixo e azul em cima significa que o azul está ganhando; e se o verde andar, leva o outro em cima para a vitória.



É rápido e ideal para jogar com galera não-gamer. É bem divertido e com um sistema de rolamento de dados com uma engenhosa pirâmide. Gostei e vou comprar para minhas aulas de game design.

Imagens do BGG.

#GoGamers

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Etapas finais de finalização do HÚSZ

Em um post de setembro do ano passado, há quase um ano atrás, eu anunciei que estava entrando um novo game abstrato de minha autoria no forno, o HÚSZ. O jogo faz parte de um projeto pessoal de jogos desse gênero que usam os dados clássicos de RPG como constituintes de interface e gameplay. Em escala crescente já foram lançados o PYRAMYZ (D4), o YN (D6), o OKTO (D8), o TÍZ (D10 e com versão mobile assinada pela LUDOFY), o DOMINAEDRO (D12 e com versão mobile assinada pela LUDOFY) e agora teremos o HÚSZ que usa D20s em seu gameplay.

Foi um ano de muitos testes e "arredondamentos" na mecânica, mas - seguramente - é o game abstrato mais bacana que eu fiz. O apoio da equipe BGT e do Game Lab ESPM foi fundamental para ajustes e balanceamento do game. A arte ficou minimalista foda ficou por conta do amigo Rodrigo Snow e a divulgação e lançamento ficará sob a égide do amigo Estevão Puggina e seu selo lemonpie games.

O game é um controle de área com dice rolling de D20. É para 2 players e suas partidas duram 20 minutos.

Dá uma sacada como tá ficando a cara do projeto (clique para ampliar):







Nada como trabalhar com gente boa. =)

Novidades sobre o lançamento e pré-venda brevemente aqui no blog, na página da Lemon Pie e na página oficial do game no Facebook. Fiquem ligados!

#GoGamers

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Nova coleção de Battle Scenes: Ofensiva Surpresa!

Um dos produtos lúdicos colecionáveis 100% brazuca que mais está dando certo em território nacional é o Battle Scenes da COPAG. Capitaneado pelo amigo e companheiro de jogas Fabio Michelan, o game já adquiriu público fiel e está tempo campeonatos periódicos organizados em vários lugares do Brasil.



O game já é um favorito dos membros do Game Lab ESPM e, nesse semestre, encontrei um grupo de jogadores hardcore em uma das classes de quarto semestre de comunicação que dou aula. As várias coleções e os grupos de discussão na internet atestam que é possível fazer um baita produto nacional com potencial de coleção a longo prazo.

Sou fã do game e gosto muito do capricho que cada nova coleção traz. A semana já começou boa com o moço do correio trazendo um pacote da alegria da COPAG pra mim com o pack do Homem Formiga, o pack do Jaqueta Amarela e uma caixa lacrada de boosters. Minha coleção está bem farta e os decks estão poderosos. A COPAG gentilmente me presenteia com a coleção completa de cada nova série lançada. Bom demais.



Valeu pelo presente e pela lembrança Que venham muitas outras pela frente.

#GoGamers