segunda-feira, 30 de março de 2015

Alchemists

Dá pra misturar jogo analógico com componentes digitais? Dá sim e fica divertido. Alchemists é um board game que utiliza um app de celular como integrante de sua mecânica. O jogo faz parte de uma geração de produtos lúdicos que misturam ambas as plataformas; outro bom exemplo dessa categoria é o tabuleiro da série X-COM. Lançado na feira de jogos de Essen do ano passado, o título vem fazendo um barulho bom entre os fãs do gênero.



Em Alchemists, como o título sugere, os jogadores fazem o papel de alquimistas desenvolvendo poções com componentes mágicos buscando conquistar reputação na cidade que habitam. O tabuleiro que utiliza a ideia de action points permite que os players recolham componentes, vendam itens, consigam favores do governo, publiquem estudos, contestem estudos de outros players e mais uma série de ações.



O app de smartphone é uma sacada interessante e funciona como o “caldeirão” do alquimista. Cada jogador pode misturar duas cartas e o app fotografa as imagens dizendo que tipo de poção estes elementos criam. O aplicativo funciona como a inteligência artificial do jogo gerando os resultados de maneira prática. A partir dos dados gerados no seu celular os players devem começar a anotar informações em um papel para descobrir quais componentes reagem positivamente e quais operam negativamente.



Por enquanto a novidade é boa, mas se todo santo game de tabuleiro (ou card) tiver um complemento no tablete/smartphone tende a ficar chato. Outros jogos estão apostando em aplicativos que ajudam a calcular a pontuação do game, como é o caso do app do Seven Wonders. Um vídeo com review mostra melhor os features do game:


Joguei uma partida do Alchemists esse fim de semana e quero jogar de novo. Certamente comprarei para usar em aula. E vamos experimentar coisas novas sempre! Imagens do BGG.

Go gamers!

Nenhum comentário: