segunda-feira, 7 de julho de 2014

Madeira

Jogão português na área. Criação dos autores Nuno Bizarro Sentieiro e Paulo Soledade, Madeira é um jogo cheio de possibilidades que rende uma boa partida de três horas e meia em 4 players. O game, como o nome sugere, é sobre a Ilha da Madeira e seus colonizadores/exploradores; envolve ideias de economia, dice rolling e gerenciamento de recursos. Um ponto importante: este título veio da estante do amigo Rodrigo Snow e - definitivamente - precisamos jogar mais vezes, pois a primeira joga foi só um sobrevoo sobre o promontório lúdico do game.



Cada jogador representa um grupo explorador que deve usar estrategicamente os recursos do tabuleiro: personagens que conferem ações, prédios que liberam recursos extras, personagens de guildas com poderes especiais e alocamento de meeples e navios. O game passa pelo clássico modelo euro de coletar recursos para pagar dívidas do tabuleiro ou sofrer penalidades; requer um pensamento estratégico de longo prazo para montar as jogadas.



Como bom eurogame, não possui texto. É totalmente iconográfico e com uma arte/componentes bem legais. Acredito que rola um replay bom do título em diferentes mesas.



Madeira é formatado para 2 a 4 players, mas a brincadeira é boa com o time completo. Mais um excelente título luso conferido em 2014.

2 comentários:

Eduardusss disse...

Olá, Vince!
Como sei que você gosta de jogos abastratos, sugiro fortemente o BluePrints, já conhece?
Temos que simular a construção de prédios com dados de 6 lados de diferentes cores que representam diferentes materiais.
Acho que você vai gostar.

Um abraço,
Eduardo.

VINCE VADER disse...

Opa! Legal. Vou procurar. =)
Valeu