segunda-feira, 24 de março de 2014

Quantum

Quantum foi a surpresa da noite lúdica da semana retrasada. Título assinado pelo Eric Zimmerman, que é um renomado pesquisador do mundo dos games e autor do livro RULES OF PLAY, o jogo surpreendeu por misturar elementos abstratos com temática de controle de área espacial. Jogamos duas partidas na sequência e caiu bem. A arte do game é bem caprichada também.



O objetivo do jogo é alocar quatro cubos de quantum para diferentes planetas de um sistema solar. Para isso os jogadores precisam movimentar suas naves (representadas por dados coloridos) pelo tabuleiro. Ponto bacana: cada valor (de 1 a 6) é um tipo de nave com poder específico e quanto maior o número melhor para o movimento, mas ruim para batalhas. Os jogadores devem alocar suas naves até bater exatamente o número do planeta e assim colocar cubos de quantum.



Cada jogador controla uma raça diferente, mas o jogo é simétrico. Só muda o desenho do mini tabuleiro de referência. Há ainda um deck de cartas com poderes fixos e efeitos instantâneos para incrementar a disputa no jogo. Sempre que um jogador pontua um quantum ou melhora seu dado de pesquisa, pode comprar um poder da pilha.



Conheci o figura que assina o jogo em um congresso de games que participei na Holanda em 2011.



Jogamos mais uma vez na semana passada e ainda segurou bem as pontas. Imagens do BGG. Go gamers!

Nenhum comentário: