segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Melhores (e piores) de 2013

Pois é, nobres leitores! A Veja e a Globo estão fazendo suas retrospectivas e nada mais justo que o Game Analyticz faça a sua também. O ano foi recheado de jogas, novos games e eventos lúdicos. Vou tentar fazer uma síntese de tudo por aqui. Vamos lá:



TOP 3 BEST GAMES:

Terra Mystica
Village
Hansa Teutonica

TOP 3 BOMBAS:

A conclave of wyrms
Dungeon Quest
Kemet

O ano de 2013 foi bem legal pra mim em termos de produção lúdica. A Ceilikan lançou dois card games meus: Álmok e Cartas Assombradas; eu publiquei de maneira independente o OKTO; lancei meu segundo livro, o Doses Lúdicas; produzi dois games para iPhone juntamente com o amigo Parma, o TÍZ e o KOLORS; e apresentei um poster em um dos mais importantes congressos de games da Europa, o F.R.O.G (Future and Reality of Gaming).

É isso aí! Que o ano de 2014 seja muito mais lúdico! Já estou trabalhando em novos games e em um novo livro. Continuem por aqui para acompanhar as novidades. GO GAMERS!

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

RPG de natal

Natal é época de presentes, de comida boa e - claro - de RPG de Call of Cthulhu. Religiosamente, há alguns anos, rola algum tipo de atividade lúdica no natal catanduvense. O evento já teve várias denominações (massacre de natal entre elas), mas hoje é um pretexto para reunir amigos da velha guarda lúdica e dar boas risadas.



Hoje meu grande amigo Leo mestrou uma aventura singular de Call of Cthulhu no sistema clássico da Chaosium (de 1981). Usamos um suplemento interessante que se chama Golden Dawn, que foca em aventuras cthulhescas para a era vitoriana. O material disponível para o "universo expandido" de Cthulhu é gigantesco e rende boas histórias para quem é fá do gênero.



Comecei a jogar RPG em 1991 com a mesma galera que joguei hoje. Nos encontramos pouco, mas é sempre legal jogar um RPG para matar saudade. Que não falte anualmente a aventura de Cthulhu.



Go gamers!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Fire Dice - loja de jogos em São Paulo

Eu não esperava conhecer nada de novo em termos lúdicos em 2013, mas a Fire Dice veio para provar o contrário! Loja genial com atendimento primoroso em São Paulo. O foco é Magic, mas há um punhado de board games e card games no local. A loja está com visual bem bacana e possui uma agenda lúdica bastante variada para os interessados. A loja é ludicamente aconchegante e vai agradar todo bom gamer. Oro aos deuses para que o local continue prosperando, pois tudo está muito legal por lá. =)



A foto abaixo mostra o acervo da casa. Tem mais um detalhe sensacional: vende uma cervejinha no local! Jogar e tomar cerveja é tudo de bom! Para quem quiser conhecer, seguem algumas informações essenciais: Av. Faria Lima, 854, conjunto 21 - Largo da Batata, Pinheiros. (Próximo ao metrô Faria Lima)-cTel: 11 2936-6694 / 98047-1934


Na foto, o amigo Big gasta suas moedas de ouro em material para card game.


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A página do Facebook da loja você acessa clicando aqui. Se você é de SP e nunca foi, vá. Se você é de fora de SP, quando visitar a cidade vá!

GO GAMERS!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Um teaser de algo que virá em 2014

Tá no protótipo e ainda está sem nome, mas brevemente colocarei o preview das regras para os leitores interessados testarem e darem feedbacks. Os projetos lúdicos para 2014 já começaram!



Go gamers!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Tzolk'in: The Mayan Calendar

Este foi o destaque da noite em uma recente joga com os amigos da BGT. Tzolk'in, como o nome diz, é um game sobre o calendário maia e suas profecias. O título é assinado por Daniele Tascini e Simone Luciani (que são homens e devem ser italianos).



Tzolk'in é um game de set collection e worker placement. Os jogadores devem distribuir seus trabalhadores em "engrenagens" no tabuleiro para cumprir passos e conseguir alimentos, orar para os deuses, construir templos e conseguir recursos (pedra, ouro, madeira). O game lembra alguns pontos do Agricola, sobretudo a parte de pagar seus trabalhadores ao final de certos dias (quem não paga, perde pontos perante os deuses). Como em todo jogo que utiliza este tipo de mecânica é essencial que os jogadores fiquem atentos nas ações que vão escolher e no planejamento para as próximas rodadas. Tem muitas variáveis e uma pontuação cheia de surpresas como todo bom eurogame.



A arte e os componentes são bem legais, mas o destaque vai para o tabuleiro com as engrenagens que giram e modulam automaticamente para que local os trabalhadores vão evoluir suas aquisições. Fizemos um vídeo bacana com o Instagram que dá pra ver certinho esse funcionamento (clique aqui para ver).

Engenhoso, disputado e bem divertido. Apesar da enorme gama de opções de ações, o game é rápido e fácil de pegar. Entrou na wishlist esse aqui. Imagens do BGG.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dungeon Lords

Jogo bem interessante assinado pelo autor Vlaada Chvátil. O cara é bem versátil na hora de combinar temas com mecânicas e ele também é criador do Space Alert (um game que quem já jogou, ama ou detesta). Em Dungeon Lords os players são criaturas escavando seus calabouços e, no intervalo de dois anos, os locais serão atacados por heróis em busca de tesouros. A imagem da caixa a seguir sintetiza brilhantemente a ideia central da brincadeira.



Cada jogador opera um mini tabuleiro e possui alguns "gerentes" para administrar seu dungeon. A cada rodada é possível conseguir comida, garimpar ouro, escavar corredores/quartos, contratar monstros e fazer armadilhas. Os players fazem escolhas destas ações em um tabuleiro maior. A ordem de escolha sempre garante benefícios diferentes e a todo momento as estratégias devem ser repensadas. Jogamos com a expansão do festival de animais de estimação e, honestamente, eu acho que deu uma atrapalhada devido ao grande número de regras extras.



No decorrer de um ano, os players vão subindo o nível de maldade de seus dungeons. Isso é perigoso, pois o dungeon com mais fama de "evil" vai atrair os aventureiros mais fodões. Logo, é importante gerenciar esse atributo. Se seu dungeon estiver com níveis de maldade muito altos pode atrair paladinos que são bem difíceis de matar. Os ataques dos aventureiros funcionam em "waves" e há toda uma dinâmica dos guerreiros atacarem, healers curarem e magos invocarem feitiços. A inteligência artificial é bem interessante nessa parte do jogo.



O pack de componentes é bem legal: cartas, marcadores, pecinhas de madeira e por aí vai. A arte é caricata e o grande destaque são as miniaturas plásticas dos imps.



O ponto complicado do game é o manual de instruções. Definitivamente é preciso estudar as páginas para compreender as diversas possibilidades do game. São muitas regras e se perder é muito fácil. Toda hora tivemos que ler e reler determinadas passagens que não ficaram claras.

Imagens do BGG. Vale a pena clicar aqui e ler todo o conteúdo.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Board Game Tuesday

2013 foi bem aproveitado em termos lúdicos. Ainda vou fazer um post com o balanço dos principais acontecimentos do ano, mas há um que merece destaque especial: a Board Game Tuesday (ou BGT); um evento cheio de sofisticação e gente bonita. A badalação lúdica dos melhores títulos da Europa, EUA e América Latina passou por aqui neste ano.



(ilustra do fodástico Marcelo Braga)


Quem mora em São Paulo sabe o quanto é difícil manter algum tipo de periodicidade em determinados eventos e compromissos, mas a Board Game Tuesday congregou um grupo relativamente fixo durante 37 semanas.



(Quase) Toda terça conseguimos reunir um grupo de amigos que compartilha uma paixão por games analógicos. Sempre jogamos com este grupo, mas em 2013 institucionalizamos um dia oficial que ficava bom para todo mundo. Nessas semanas foram jogados 64 jogos diferentes em 95 partidas sempre acompanhados de uma fornada de nuggets, uma tonelada de salgadinhos ou uma bacia de salsichinhas. Durante este tempo hibridizamos vinho com cerveja e rabo de galo (uma deliciosa mistura de pinga com Cinzano). Foi um balé perfeito entre ludicidade e alta gastronomia.



Depois de toda Board Game Tuesday, uma sofisticada tabela de Excel era atualizada com as vitórias, derrotas, pontuações e badges de cada jogador. Na última joga oficial do ano entregamos troféus com leitura de discurso e tudo. Levei o troféu de ouro com 21 vitórias, seguido do amigo Big com 18 e o amigo Estevão com 10 pontos.



Apesar da competitividade, o encontro era uma bela desculpa pra falar merda ininterruptamente. No dia seguinte todo mundo recebia um informativo com os highlights da noite anterior, o ACONTECEU BGT - O DIÁRIO DE BOARD.

Parte do nosso grupo estuda e desenvolve games. Logo, os encontros também tiveram um caráter todo especial para discutirmos e conhecermos jogos novos e experiências diferentes.

Todo mundo brincou e se entreteu. Ano que vem teremos mais! Não sabemos se vai ser terça ou se vai ser semanal, mas o espírito lúdico continua ativo.

GO GAMERS!