terça-feira, 21 de maio de 2013

Takenoko

Takenoko (que segundo minha amiga Bia Bonduki é "broto de bambu" em japonês) é um game bem simpático que mistura dados, action points e controle de área. Jogo leve e com visual bem bonito certamente possui um apelo grande em relação ao público feminino. A narrativa do jogo é baseada em uma história real onde o imperador do Japão envia um panda de presente para um reino vizinho e o nobre que ganhou o bicho tem que cuidar dele com todo esmero (os board games surpreendem com a versatilidade de temas).



No tabuleiro modular cada player deve movimentar o panda para comer, mover o agricultor para plantar bambus coloridos, criar canais de irrigação, ampliar o terreno com tiles e usar poderes especiais no solo. Cartas de objetivo fazem os pontos e cada jogador deve combinar bambus coloridos com desenhos específicos de tiles no tabuleiro. O panda e o agricultor são de uso coletivo e a cada rodada deve rolar um reposicionamento de ambos para atingir pontos/objetivos.



É rápido e certamente é um bom título para apresentar para amigos que estão iniciando nos board games. O pack vem com tiles gigantes, miniaturas pintadas, cartinhas caprichadas, boas ilustrações, pecinhas de bambu e dado de madeira.



Durante a partida (oferecida pelo amigo Estevão) discutimos que este jogo, se fosse mais simplificado iria ser um bom título para o público infantil aqui no Brasil. Porém, é um assunto para daqui uns anos. Levou 5,5. Imagens do BGG.

Nenhum comentário: