terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

De Vulgari Eloquentia

Opa! Esse é jogaço! Bom, pelo menos eu achei muito bom e é da safra de 2010. De Vulgari Eloquentia é um board game estratégico sobre a criação de um idioma. Pois é, nesse game você tem que ganhar inteligência para conseguir ler os contratos comerciais e religiosos que rondam os territórios da Itália na idade média.

O jogo possui muitas possibilidades estratégicas de combinação de pontos. O tabuleiro - muito bem resolvido iconograficamente - apresenta opções de domínio de área para conquistar dinheiro e sabedoria, ler escrituras sagradas, evoluir de comerciante para frei, investir em recursos de voto público, andar pelos territórios e muito mais. Os jogadores podem optar pelo caminho dos comerciantes ou o caminho religioso; ambos são bem distintos e oferecem benefícios únicos.

A cada rodada os players possuem somente cinco action points para escolher entre várias opções estratégicas. O que eu achei bem legal é que realmente dá pra ganhar com muitos tipos de combinações.

A arte é bem simpática e tenta recriar o clima de antigas ilustrações da idade média. Os componentes são bem acabados e bem fartos. Excelente aquisição que fiz. Imagens do BGG.