segunda-feira, 20 de junho de 2011

GO

O amigo Mauro tem me ensinado os segredos do GO, game de origem chinesa, que possui cerca de 5 mil anos e é extremamente popular no leste da Ásia. Como todo bom jogo abstrato, o GO é daqueles que você aprende as regras básicas rapidamente, mas demora anos pra ficar muito bom.

Para explicar brevemente as bases do game peguei regras deste site. O GO joga-se num tabuleiro quadrado que contém um número qualquer de linhas perpendiculares. Os tamanhos normais são 9x9, 13x13 ou 19x19 linhas, sendo este último o tamanho oficial para torneios.

No GO, joga-se as pedras na intersecção das linhas, ao contrário do que é costume noutros jogos, como as Damas ou o Xadrez. Durante um jogo de GO, uma ou mais pedras podem ser capturadas se forem completamente rodeadas, isto é, se forem preenchidos todos os pontos vazios ao seu redor.

O objectivo do Go é conquistar uma área do tabuleiro maior do que a conquistada pelo adversário. A parte conquistada consiste das pedras colocadas no tabuleiro mais as pedras que poderiam ser adicionadas em segurança, isto é, dentro das próprias paredes.

Atualização: o leitor Denommus aponta que a pontuação citada é das regras chinesas. Nas regras japonesas, a pontuação não leva em consideração as pedras que você tem no campo. Apenas os espaços vazios cercados por pedras da sua cor.

Eu estou gostando bastante e espero um dia saber jogar pau a pau com o amigo Fábio que certa vez ensinou "Perca seus primeiros 100 jogos de GO o mais rápido possível".

2 comentários:

Unknown disse...

Só uma "correção": a pontuação que você citou é das regras chinesas. Nas regras japonesas, a pontuação não leva em consideração as pedras que você tem no campo. Apenas os espaços vazios cercados por pedras da sua cor.

Delamare disse...

Caríssimo, estou retomando aquela proposta de trazer você a Brasilia para uma palestra ou workshop de mecânica de jogos no IESB. Conversei com o Coordenador de Publicidade e queremos tentar agilizar isso para início de agosto (começo das aulas). A época é boa para você? Há um e-mail para o qual eu possa mandar detalhes? Se quiser, mande via DM para o twitter @criacao_fu que eu retorno com os detalhes. Abraços!