sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Bayon

Esta é mais uma mini box da coleção do Meuterer e do Verrater. Bayon é um game de arqueologia e exploração, onde cada player, no decorrer dos turnos, deve conseguir recursos para contratar os melhores aventureiros e assim conseguir completar/pagar o custo das expedições.

É bem simples e inferior aos outros games da série em termos de estratégia, mas não por isso deixa de ser divertido. Esse aqui joga-se de 2 a 4 players e o objetivo é captar dinheiro para contratar arqueólogos que vão surgindo na mesa a cada rodada. É importante ter vários destes profissionais do seu lado, pois um deles sempre vai ver uma carta de local fechada para que outros possam explorar.

O objetivo é somar com os exploradores os custos de cartografia, exploração e escavação de cada local; há um detalhe interessante de poder "comprar" os arqueólogos de outros jogadores. Ahhh sim e o jogo chama Bayon pois o local perdido mais valioso do game é o Templo de Bayon no Camboja.

Game de Wolfgang Werner. Imagens BGG.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

HUMANS!!!

Tudo começou em março do ano passado, comprei totalmente no escuro o game ZOMBIES!!! por um preço de banana. No meu aniversário desse ano ganho de presente do meu primo a versão reversa do jogo: HUMANS!!!

No primeiro, você é um humano fugindo e matando zumbis; nesse aqui você é um zumbi infectando e comendo humanos. Nesse aqui cada jogador faz o papel de um tipo de zumbi diferente, tem o advogado, o médico, a cheerleader, o lutador de luta-livre, o músico e o pedreiro. Sim, não faz o mínimo sentido.

O game mantém a estrutura do original, onde você monta um tabuleiro de tiles, movimenta os zumbis e tenta infectar/comer os humanos. Nesse aqui os demais jogadores podem equipar o humano alvo para que ele destrua a jogada do zumbi.

As cartas tem uma arte mórbida e genial. O pack vem com muuuuita miniatura, dado, cartas e tiles. Um presente para animar qualquer intervalo de hard game, principalmente se você estiver bêbado!

Imagens do BGG. Aliás, essa cartinha aí de cima é uma das melhores.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Curso de Férias ESPM - Games como Estratégia de Comunicação e Marketing

Começou ontem e acaba amanhã meu curso de férias da ESPM. Para quem não sabe, é um curso onde se estuda o uso de jogos (nos mais variados formatos) como ferramenta de comunicação e marketing.

Hoje foi uma aula bem divertida onde eu levei alguns games prototipados que desenvolvi e alguns favoritos como o Space Dealer. Levei também o Playstation 3 pra ligar no telão da sala e analisar roteiro de game para console.

A turma tem quase 20 alunos e é nota 10! Mais uma vez, obrigado a todos os que estão participando. Que venham mais!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

EXCALIBUR JUEGOS - uma excelente loja de jogos em Madrid

Há alguns posts atrás eu comentei que o blog ia ficar um tempo parado no começo do ano por motivo de viagem. Por conta da correria das aulas acabei não mencionando mais nada, mas hoje que arrumei um tempinho vou falar da parte lúdica do meu passeio.

Fiz um tour pela Europa, passando por Espanha, Itália e França; em todos os países visitei ótimas lojas de games e de pouquinho vou contando aqui no Game Analyticz. Vou falar da primeira que visitei: a EXCALIBUR JUEGOS (clique nas imagens para vê-las ampliadas).

A Excalibur é uma loja de tamanho médio localizada na cidade de Madrid, é especializada, principalmente, em wargames como Warhammer, mas vende livros de RPG, action figures, board games e card games. A variedade é ampla e os caras encomendam o que você quiser.

Nesta loja minhas compras foram: Catan Dice Game, Mmm... Brains (que trouxe de presente pro meu primo), Scarab Lords, Blue Moon - The Mimix Expansion, Red November e o Carcassonne - Cult, Siege and Creativity. Os preços estavam muito bons, para que vocês tenham idéia, paguei 15 Euro no Red November (algo em torno de R$ 50,00). Ahhh sim, todos estes games estão devidamente resenhados na sequência antes deste post.

Para quem estiver de viagem marcada pra lá e quiser conhecer ou mesmo ver o site para uma possível compra o endereço completo é:

Excalibur Juegos
Calle Ardemans, 52
Telf.: 91 356 74 44
http://www.excalibur.es/

A parte triste é saber que aqui passa longe a possibilidade de ter um lugar bacana desse para fazer compras presenciais.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Carcassonne - Cult, Siege and Creativity

Há muito tempo atrás falei aqui no Game Analyticz sobre o genial Carcassonne, jogo de tile placement com temática medieval. Adquiri recentemente a última expansão desse game fantástico, trata-se do "Carcassonne - Cult, Siege and Creativity".

Basicamente é um packzinho com 12 tiles novos, temos os tiles de "cerco", de "culto herege" e de "solte sua criatividade".

O tile de "cerco" mostra uma cidade sitiada por invasores, no fim do jogo cada tile só vale 1 ponto e cada peanant também só vale 1 ponto, se o tile de cerco foi colocado lá. Boa tática para ferrar oponentes.

O tile de "culto" pode ser colocado adjacente ao mosteiro. O culto abriga a figura do "herege" e como o mosteiro só é pontuado quando cercado de tiles, mas se o culto pontua primeiro que o mosteiro, esse passa a valer nada.

Os tiles de "solte sua criatividade" são tiles em branco! Isso mesmo, vem alguns tiles em branco para você poder criar novas peças e efeitos interessantes.

Imperdível para quem é fã e coleciona os packs do jogo. Imagens do BGG.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Red November

A primeira vez que ouvi falar desse game aqui foi no blog do Edu e me inspirou para comprá-lo. Red November é um jogo cooperativo divertidíssimo onde cada player é um gnomo em um submarino nuclear que está afundando.

O tabuleiro possui um counter de uma hora, na qual os gnomos tem que resolver todos os problemas do submarino como incêndios, inundações, vazamentos nucleares, falhas no motor e o ataque do Kraken! Por ser colaborativo, todos os players jogam contra o tabuleiro e os eventos de desgraça que vão surgindo no decorrer de cada minuto.

O game tem um sistema bem inteligente de marcação de ações, permite de 3 a 8 jogares simultâneos e tem uma arte fantástica e ilustrações excelentes. É mais um da Fantasy Flight da série "pequenas caixas, grandes diversões", quando você abre a tampa não acredita na quantidade de componentes que conseguiram colocar num espaço tão reduzido, pois tem tabuleiro, tile, carta, miniatura, dado, peão, etc.

Há uma regrinha especial no game na qual você pode se tornar o traidor da equipe e ferrar com o jogo de todo mundo. Jogamos ontem e conseguimos salvar o submarino, agora eu quero juntar uma galera pra jogar de oito essa pérola.

Imagens "roubadas" do blog do Parma.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Blue Moon - The Mimix Expansion

Ano passado comprei o Blue Moon, foi amor à primeira vista. Jogo rápido, fácil, estratégico, viciante e muito bonito. De lá pra cá eu só consegui comprar um set de expansion, o Buka Invasion, mas recentemente adquiri em uma viagem ao exterior o Mimix Pack da coleção.

O povo Mimix é extremamente apelão e ataca aos pares e com muitos benefícios de baixar carta extra. Em um joguinho rápido hoje pude perceber o quão superior é este deck em relação aos decks básicos da caixa.

O povo Mimix é quase todo composto de fêmeas-alfa que foram magistralmente ilustradas nas cartas. Muito legal e mais um pack pra coleção.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Scarab Lords

Mais um game do Knizia, lançado dentro da série de pequenas caixas da Fantasy Flight. É um game para dois players que comandam duas dinastias egípcias às margens do rio Hekumet.

Através de cartas de súditos, deuses, construções e destino, os players vão tentando atingir a supremacia militar, religiosa e comercial nas regiões alta e baixa do rio. A cada turno é possível lançar maldições dos escaravelhos para travar o desenrolar do oponente.

É bacana, tem uma pegada interessante, mas faltou poder interromper mais o jogo do adversário. Tem algumas partidas que se resolvem na terceira rodada e fica um clima meio de "hã? acabou?". Enfim, vale a pena conferir. A arte do tabuleirinho e das cartas é muito bacana.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Mmm... Brains!

Jogo de dice rolling do Knizia, onde cada player é um zumbi atrás de cérebros para comer. Ok, temática divertidinha, mas jogo fraquinho. É da Twilight Creations, a mesma do Zombies!!!.

O game vem com um set de dados customizados onde a cada rodada os jogadores rolam e pegam cérebros de plástico do pool. Quando os cérebros acabam, os player rolam para tirar cérebros de outros players. Quando um jogador fica sem cérebros, ele está fora.

A estratégia vem com as re-roladas de dados a cada turno e na escolha de cor do jogador adversário. É meio cansativo e começa a ficar meio interminável quando só ficam duas pessoas na mesa. Conferido nesse fim de semana de aniversário.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Catan Dice Game

Em 2007 escrevi um post sobre o Settlers of Catan, que é um game muito legal de controle de áreas e gerenciamento de recursos. O jogo ganhou dezenas de expansions packs e versões variadas no decorrer dos anos, recentemente lançaram o "Catan Dice Game", que é uma versão bem simplificada do gameplay do jogo.

No Catan Dice Game joga-se sozinho ou em até 4 players. Cada um tem uma folha que mostra a ilha de Catan e a cada rodada vai fazendo roladas de dado, trocando e agrupando os mesmos para atingir resultados com melhores pontuações. Cada jogador vai pintando com uma caneta no mapa e pontuando a cada rodada, depois de 15 rounds soma-se tudo para ver quem venceu.

Como no board game aqui temos a lã, tijolo, pedra, trigo e ouro. O jogo é bem leve e permite umas combinações interessantes apesar de ser baseado em sorte nas roladas de dado. O pack do game inclui um bloquinho com o mapa da ilha e seis dadinhos de madeira que fornecem os produtos a cada rodada.

Comprei por uma pechincha na viagem que fiz recentemente e vim brincando solitariamente no avião na volta conseguindo conquistar umas margens de pontos interessantes.

Premiação

Acabei de chegar de viagem e já recebi uma boa notícia: o GAME ANALYTICZ foi eleito o melhor blog de 2008 pela votação organizada pelo Fábio Tola!

Quero agradecer a todos que votaram e que acompanham o blog. Após duas semanas no limbo, voltamos com a programação normal entupida de novidades que trouxe da minha odisséia.

Valeu!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Balanço 2008 e um recado

Início de ano, hora de refletir sobre o que foi jogado nos últimos 365 dias. Dando uma conferida aqui no arquivo do blog pude verificar que 2008 realmente foi um ano excelente: joguei quase 200 jogos que não conhecia!

Acho difícil conseguir jogar essa quantidade de jogos novamente em 2009, pois estou entrando no mestrado esse ano e o bicho vai pegar. De qualquer maneira vou tentar.

Para quem acompanha o blog, ele estará fora do ar por uns dias por motivo de viagem. Logo mais retorno com muitas novidades.