domingo, 13 de dezembro de 2009

Yspahan

Jogaço ambientado na cidade de Yspahan (capital da Pérsia em 1598). Os players nesse game são comerciantes negociando com a cidade de Yspahan. Através de uma inovadora mecânica de dice rolling, é possível selecionar 6 ações em um mini tabuleiro que vão ditar o que cada jogador fará em cada turno.

É possível, a cada rodada, alocar mercadorias nos variados souks (bazares), colocar mercadorias em caravanas de camelos, construir prédios (que dão poderes especiais), comprar camelos ou conseguir ouro. Tudo isso é feito em um tabuleiro principal, dois minis tabuleiros laterais e em tabuleiros individuais onde marcamos as construções.

Há ainda a figura do fiscal que passa de loja em loja e autoriza que mercadorias sejam colocadas na caravana de camelos e também temos cartas que incrementam a estratégia de pontuação com poderes distintos.

A pontuação é bem inteligente, joga-se de 3 ou 4 pessoas e o tempo do jogo é medido em 3 semanas, divididas nos respectivos 21 dias. Gostei bastante, sobretudo, da arte do game que é bem divertida e clássica de eurogame.

Mais um pra wishlist. Imagens BGG. Agradecimento especial ao Macri que ajudou a explicar as regras pra galera.

Nenhum comentário: