segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Primordial Soup (aka Ursuppe)

Há mais de dois anos que eu tenho tentado jogar esse título e nunca dá certo. Em uma recente jogatina o grande Danilo (obrigado, dude) nos apresentou esse game que é show de bola de gameplay, design e, sobretudo, temática. Primordial Soup é um boardgame que trata da origem da vida na terra, cada jogador comando um time de organismos no caldo primordial que deu origem à vida na Terra e para vencer deve ser aquele que irá prevalecer vivo e mais forte até o fim das rodadas.

O tabuleiro representa o caldo primordial com suas diversas proteínas espalhadas por squares; a cada rodada é sorteada uma carta que indica para que direção a maré se move. Nessa mecânica, cada jogador deve ir alimentando suas amebas com proteínas de cores diferentes das suas, ou seja, uma hora a comida acaba e as amebas devem evoluir para lutar e comer outras amebas.

O grande barato do game é a adaptação temática onde cada jogar pode gastar “biological points” para crescer, atacar, desenvolver tentáculos, nadadeiras, etc.

As estratégias são infinitas e de cara dou um aviso: é um game com curva de aprendizado mais demorada, você precisa jogar umas duas ou três vezes para pegar o espírito da mecânica; mesmo porque há uma variedade de poderes que permitem inúmeros combos que são impossíveis de decorar na primeira partida.

Gostei muito, mas muito mesmo desse título. Está na listinha de games que não para de crescer. Imagens do BGG.

Nenhum comentário: