terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Neuland

Outro incrível jogo da Z-Man Games, a mesma empresa que produz o Agricola. Neuland é um game de farming e area control de autoria de Tobias Stapelfeldt que o Tola nos apresentou a semana passada. É um game portentoso com muitos componentes e arte muito parecida com a do Agricola.

Neuland tem uma curva de aprendizado bem interessante, no início você não consegue concatenar nada, mas depois o jogo flui muito rápido. Basicamente nesse jogo somos descobridores de uma nova terra e a cada rodada os players vão montando estruturas de uma civilização nas florestas, planícies e montanhas.

Cada jogador, na sua vez, pode alocar trabalhadores, construir novos prédios, produzir bens e trocar por pontos, com um detalhe interessante: você não acumula nada a cada rodada; tudo o que você produz deve ser usado no ato, o que o torna Neuland um jogo muito mais estratégico e com pensamento mais de curto prazo.

A contagem de tempo é muito legal também, pois permite que cada jogador faça muitas ou poucas ações, sendo que se você abusa querendo fazer muita coisa de uma vez, fica sem jogar algumas rodadas.

O texto a seguir é do BGG e resume bem esse jogo fantástico: "2 to 4 players build a new civilization together. Time isn't very important, if you only do a few things, you will be early in the turns but perhaps you have done too little. Everything is about production, if you produce goods you can buy with them more buildings or produce more goods.Or you reach new advancements for your victory". E as imagens também são do BGG.

Nenhum comentário: