quinta-feira, 10 de julho de 2008

Tongiaki

Tile game bem simpático de Thomas Rauscher, publicado pela Überplay. A historinha do jogo é a seguinte: se passa no ano 300 d.C. e os jogadores estão nas ilhas do Pacífico. Os polinésios com seus barcos, chamados Tongiakis, devem procurar novas ilhas atrás de recursos e habitações para a crescente população.

Resumidamente o jogo funciona assim: os jogadores ampliam suas frotas nos portos até todos os atracadouros estarem cheios; na sequência, quando um porto enche é hora de comprar tiles, se sair outra ilha os barcos são redistribuídos, se sai um tile de mar os barcos viajam. O bacana é que as correntes marítimas tem números, que são a quantidade de barcos de cores diferentes que precisam estar juntos para completar a viagem. Se o número de barcos é insufiente a viagem acaba e os barcos se perdem.

O jogo em si até que é fácil, mas eu achei o manual bem confuso. Outro detalhe é que o game é de 2 a 6 jogadores, mas funciona bem mesmo com 4 pra cima. Em linhas gerais é interessante, mas depois que você joga algumas vezes é que acaba sacando o detalhe estratégico para se dar melhor na pontuação.

Tongiaki tem um design de tile bem peculiar, é um hexágono com ondas, que acaba conferindo um visual estético bem interssante para o jogo na mesa. Vem com muitos tongiakis de madeira para finalizar o pacote.

Esse eu comprei de terras cariocas, mais um título pra ludoteca que cresce sem parar.

Nenhum comentário: