terça-feira, 29 de julho de 2008

Dominó

Hoje em uma ousada incursão ao centro da cidade (estava tendo rapa de camelôs), mais precisamente na 25 de Março, entrei numa lojinha à procura de stuff para montagem de protótipos e acabei comprando uma caixinha de dominó. Bateu uma nostalgia e como era um jogo de peças bem acabado, levei pra figurar na ludoteca.

Pra quem não sabe, o Dominó surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C a 182 a.C. O nome provavelmente deriva da expressão latina "domino gratias" ("graças a Deus"), dita pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida.

O jogo é composto de 28 peças (pedras) chatas e retangulares com pontos marcados de zero (vazio) a seis, formando várias combinações. Na forma clássica do jogo, são sete números (de zero a seis), combinados entre si. Matematicamente: C(7,2) + 7 = C(8,2) = 28.

Gosto de ter esses "crássicos" no armário pra jogar com quem não tá afim de aprender nada novo e pra ter inspirações de mecânicas de jogo (pensa no Carcassone como um dominó chique que você vai entender o que eu chamo de inspiração); fora o fato que dominó foi um dos primeiros jogos que aprendi a jogar com minha avó.

Nenhum comentário: