quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Star Wars Miniatures

Bom, a primeira análise do blog não podia ser outra. Esse é o meu jogo preferido de estratégia: Star Wars Miniatures.


O jogo surgiu no final de 2004 / início de 2005, lançado pela Wizards of The Coast. É um strategy game que usa miniaturas e cartas de status para simular um combate entre dois times. Primeiro ponto alto do jogo é a qualidade das miniaturas, que possuem acabamento de pintura feito à mão (made in China). A mecânica básica é simples e toda baseada no tradicional sistema D20 de RPG, os complicadores chegam quando você começa a combinar efeitos de comando, poderes de força e ataques especiais.

Basicamente você monta um time de 200 pontos (porém isso não é regra), cada miniatura tem um custo que hoje varia de 3 até 86. Quando seu "squad" está pronto ele é colocado no tabuleiro em um lado oposto ao do inimigo. Todas as informações, stats e poderes do personagem estão impressas em uma carta que serve de referência.

Cada jogador deve comandar seu time e derrotar o adversário em partidas que normalmente demoram 50 minutos. O tabuleiro influencia cada jogada, pois paredes, obstáculos terrestres e armadilhas sempre podem mudar a sorte de um lance. O fato do jogo acontecer em tabuleiros que mudam a cada coleção, permite que alguns fãs criem réplicas de cenários em 3D para deixar a experiência mais divertida e imersiva.

Já foram lançadas 8 coleções:

•Rebel Storm
•Clone Strike
•Revenge of the Sith
•Universe
•Champions of the Force
•Bounty Hunters
•Alliance and Empire
•Force Unleashed

Há ainda o "Starship Battles" que recria batalhas de naves, um pacote especial temático "Attack on Endor" e uma caixa especial com uma réplica em escala do "AT-AT".

São mais de 400 miniaturas entre imperiais, rebeldes, siths, fringes, old republic, new republic, mandalorians e yuzzan vong; ou seja, o que não falta é peça para criar boas estratégias. Aliás, pelo fato do jogo se reclicar a cada nova coleção mantém um certo equilíbrio contra times indestrutíveis.

Para quem quiser saber mais, acesse a área de Star Wars no site da Wizards.

Nenhum comentário: