segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Duelo de Águias

Esse é genial. Não. Genial é pouco, é do car@l#o! Duelo de Águias é um livro-jogo que simula um combate aéreo da segunda guerra. Feito para dois jogadores e assinado por Alfred Leonardi. Foi editado aqui no Brasil pela Grow em 1984, porém lá fora foi publicado em 1980 pela Nova Game Designs.


O pacote inclui dois livros, cada um para um jogador (eixo e aliados). Cada página do livro é marcada com uma imagem de uma manobra aérea, cada jogador deve escolher qual vai fazer e informar o oponente, um rápido cálculo matemárico é feito e pronto! Um número surge, é o número da página que os players devem ir juntos, aí checam quem acertou e quem errou pela figura.

A mecânica é muito boa, pois cada jogador tem a visão perfeita de dentro da cabine do avião, então se você jogar um do lado do outro sempre vai ver com perfeição um avião mirando o outro. É uma matemática perfeita.


Agora o detalhe mais legal desse game é que originalmente ele foi concebido para ser jogado via telefone pelos players. Em uma época em que nem se sonhava com jogo on-line, surgia esse primeiro passo.

Aqui no Brasil o jogo não engrenou, mas lá fora saíram várias expansões. Para conhecê-las e saber mais desse game, clique aqui.

8 comentários:

Rodrigo Alemão disse...

Esse joga era fodaralhístico!! Tento há muityo tempo encontrar uma cópia à venda por ai, mas nunca achei.

Abs

andrei cavalheiro disse...

O combate simulado pelo jogo é da I Guerra Mundial, não da II. O triplano alemão, representado no livro, é um Fokker usado pelo lendário Barão Vermelho, o Ás dos Ases, que, aliás, é o nome original do jogo em inglês.

Ale AC disse...

Rodrigo, eu postei os scans na página do jogo da Ilha do Tabuleiro. Passe lá! Sobre o jogo, é um dos meus preferidos. Tenho a mais de 20 anos, joguei com todo tipo de pessoa, e hoje minha filha de 9 anos já consegue dar uns tirinhos no meu avião, hehe. Show de bola.

sonic x disse...

Valeu pelos scans, aleacarv, vou imprimir imediatamente!
É incrível como jogos de 20 ou 30 anos atrás ainda fascinam tanto quanto alguns jogos atuais. Esse jogo é coisa de gênio!

Rafael Baglioli disse...

Eu tenho este jogo completo para vender. Alguém sabe aí quem queira? rafael.baglioli@gmail.com

marcio disse...

ola vamos criar uma liga para este jogo

Luiz Vasconcelos disse...

Detalhe do jogo é a forma de jogar por telefone . Incrível a ideia de jogos a distância tomar forma hoje em dia

Luiz Vasconcelos disse...

Detalhe do jogo é a forma de jogar por telefone . Incrível a ideia de jogos a distância tomar forma hoje em dia